Sobre a Revista

DESCRIÇÃO

A Revista Pro Lege Vigilanda (RPLV) - ISSN 2965-1786, da Escola Superior dos Oficiais da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros Militar edificada em parceria com a Faculdade João Paulo II, é de fluxo contínuo com periodicidade semestral e tem como escopo contribuir no cenário nacional e internacional para o estudo científico e prático-profissional das ciências militares, policiais, jurídicas, políticas e sociais, com ênfase nas áreas de Segurança Pública e Defesa Social. Na consecução de sua finalidade , são contemplados estudos originais, em português, inglês e espanhol, nas seguintes categorias: i) artigos científicos; ii) notas técnicas;  iii) resenhas críticas e, iv) entrevistas.

Contando com artigos e reflexões dos mais variados saberes na área de Segurança Pública e Defesa Social visa disponibilizar uma ferramenta de diálogo, de aperfeiçoamento e valorização profissional, tornando-se um ambiente doutrinário de base científica, em sintonia com a Política Nacional de Segurança Pública e Defesa Social (PNSPDS), para a formulação e a avaliação de políticas públicas, em consonância com o Sistema Único de Segurança Pública instituído pela Lei n.º 13.675, de 11 de junho de 2018, atentando-se primordialmente à difusão de conhecimento nas seguintes linhas de pesquisas:

(i) antropologia social e instituições de Estado com reflexo na violência e criminalidade;
(ii) integração em ações de segurança pública e políticas públicas transversais para redução da criminalidade;
(iii) governança em segurança pública e defesa social com ênfase na gestão de pessoas, projetos, processos, indicadores e riscos;
(iv) tecnologia da informação, interoperabilidade de sistemas e inovação tecnológica para investigação e inteligência;
(v) políticas para enfrentamento e prevenção à criminalidade contra grupos vulneráveis e meio ambiente;
(vi) sistema penitenciário e inserção social;
(vii) valorização, qualificação e saúde dos profissionais de segurança pública;
(viii) aperfeiçoamento do ensino, pesquisa, educação e formação profissional em segurança pública.

TIPOS DE TRABALHOS PUBLICADOS PELA RPLV

A Revista Pro Lege Vigilanda da Escola Superior dos Oficiais da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros Militar publica trabalhos científicos - artigos, notas técnicas e entrevistas afetos a área da segurança pública e defesa social.

(i) Artigos científicos, tratando-se de estudos originais e inéditos,  de relevante contribuição à área da segurança pública e defesa social.
(ii) Notas técnicas, consistindo em estudos que possam desenvolver ações técnicas para o setor, especialmente voltada à atuação dos profissionais de segurança pública.
(iii) Resenhas, consubstanciando-se em avaliação sobre determinada obra, a partir de uma opinião sobre o seu desenvolvimento, seus principais pontos e ainda o posicionamento crítico sobre a referida publicação.
(iv) Entrevistas, quando afetas a personalidades ligadas à temática da segurança pública e defesa social.

PROCESSO DE AVALIAÇÃO PELOS PARES

No intuito de adequar a Revista aos Critérios de Qualis da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a política editorial da RPLV avalia os artigos por meio do sistema Double-Blind Peer Review, garantindo o anonimato do autor e dos avaliadores no fluxo do processo editorial

DIRETRIZ EDITORIAL

A Revista Pro Lege Vigilanda publica artigos científicos, entrevistas, resenhas críticas e notas técnicas sobre segurança pública, das mais diversas áreas do conhecimento científico.

Além disso, e a critério do Conselho Editorial, também serão publicados Dossiês Temáticos, com objetivo de aprofundamento de estudos em tema previamente determinado.

Ligada à Escola Superior dos Oficiais da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros Militar, entidade de ensino não governamental, apartidária e sem fins lucrativos, a Revista Pro Lege Vigilanda é composta por um Conselho Editorial autônomo, que a administra com isenção e independência, e tem como adágio fundamental a qualidade do conhecimento acadêmico-científico desenvolvido.

ACERVO

Todos os estudos publicados são mantidos em um portal próprio. Além disso, também irão constar em banco de dados virtual, e ainda em um HD externo, para manter a memória e o histórico da RPLV.

FONTES DE FINANCIAMENTO

As atividades realizadas pela Revista Pro Lege Vigilanda são inteiramente financiadas pela Escola Superior dos Oficiais da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros Militar.

ACESSO

A Revista Pro Lege Vigilanda é um periódico de acesso aberto, sem necessidade de autorização prévia ou necessidade de cadastro. Contudo, será necessário, quando for o caso, o cadastro dos autores para a submissão dos trabalhos, nos termos do processo de avaliação pelos pares.

TAXAS E ENCARGOS

Não há cobrança de quaisquer taxas ou encargos para a publicação na Revista Pro Lege Vigilanda. Todos os custos sobre o processo editorial e divulgação são arcados pela ESBM.