Cláusula geral de polícia: prerrogativas e limites de atuação das Polícias Militares estaduais na preservação da ordem pública
capa
PDF

Palavras-chave

Cláusula geral de polícia
Polícia militar
Preservação da ordem pública

Resumo

O presente texto foi laborado por intermédio de pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa, nesse viés é lastreado em pesquisas bibliográficas e documentais (leis), em uma linha analítica que tem como pedra de toque a ainda incipiente ciência policial. Analisar o parágrafo 5º do artigo 144 da Constituição Cidadã e a decorrente Cláusula Geral de Polícia exprimida do texto magno e infelizmente ainda não apropriada de forma plena pela doutrina e pela práxis policial brasileira é um dos objetivos do presente artigo. Nesse sentir, ante uma miríade de possibilidades fáticas de atuação das polícias militares, no escopo de, através da atividade de polícia ostensiva (meio) obrar em prol da preservação da ordem pública (fim), por que algumas condutas que implicam restrições de direitos praticadas pelas polícias militares são vistas como senso comum (v.g. não liberação de um estádio de futebol para prática de atividade desportiva) e outras são interpretadas como tabus (v.g. interdição de um bar que não apresenta condições mínimas de segurança pública para seus frequentadores)? Com estribo em conceitos como Cláusula Geral de Polícia, Poder de Polícia, Poder Geral de Cautela, Polícia Ostensiva e Preservação da Ordem Pública, e amparo nas normas constitucionais e infra constitucionais que regulam a matéria cotejadas com a doutrina estrangeira é que se propõe através do presente estudo o enfrentamento de questões práticas balizadas por normativos legais abstratos. Esse é um desafio que precisa ser encarado. Prerrogativas alicerçadas no art.144, §5º que tem como principal limitador o princípio da proporcionalidade tendem a colocar muitas vezes o agir policial militar em uma tênue e afiada linha que separa a prevaricação do abuso de autoridade. A busca por segurança jurídica para um trabalho policial qualificado tendo como foco o atendimento ao cidadão e maximização dos direitos humanos é o cerne da atividade de polícia em qualquer lugar do mundo civilizado, ofertar um contributo calcado em uma análise científica entre limites e prerrogativas da esfera de atuação policial em nosso país é o que se almeja no presente estudo.

PDF

Referências

AFONSO DA SILVA, José. Curso de direito constitucional positivo. 19. ed. São Paulo: Malheiros, 2001.

BAUMAN, Zygmunt. Liquid Modernity. England: Polity Press, 2000.

CANARIS, Claus-Wilhelm. Direitos Fundamentais e Direito Privado. Coimbra, Almedina, 2003.

CANOTILHO, José Joaquim Gomes. Direito constitucional e teoria da constituição. 7. ed. Coimbra: Almedina, 2003.

DIAS, Andressa. FRANCO, Diogo. Uma visão dromológica da natureza jurídica da atividade exercida pelos oficiais de Polícia Militar.Jusnavigandi. São Paulo: 2014. Disponível em: <https://jus.com.br/artigos/31632/uma-visao-dromologica-da-natureza-juridica-da-atividade-exercida-pelos-oficiais-de-policia-militar>. Acesso em 03 de Jan. de 2020.

FABRETTI, Humberto Barrionuevo. Segurança pública: fundamentos jurídicos para uma abordagem constitucional. São Paulo: Atlas, 2014.

FILOCRE, Lincoln D’aquino. Direito Policial Moderno: Polícia de Segurança Pública no Direito Administrativo Brasileiro. São Paulo: Almedina, 2017.

FRANCO, Diogo Botelho. Polícia e sociedade: de como a dicotomia civil-militar incapacita os organismos políticos na proposição de soluções factíveis ao aprimoramento da Segurança Pública no Brasil - a busca do Ciclo Completo de Polícia. Conteudo Juridico, Brasilia-DF: 03 mar. 2015. Disponivel em: <http://www.conteudojuridico.com.br/?artigosHYPERLINKhttp://www.conteudojuridico.com.br/?artigos&ver=2.52632”&HYPERLINKhttp://www.conteudojuridico.com.br/?artigos&ver=2.52632”ver=2.52632>. Acesso em: 25 dez. 2019

LAZZARINI, Álvaro. Segurança Pública na Constituição de 1988,. Brasília: Revista de Informação Legislativa, 1989.

______, Álvaro. Estudos de direito administrativo. Sistematização Rui Stocco. 2. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1999.

LENZA, Pedro. Direito Constitucional Esquematizado. São Paulo: Editora Saraiva, 2010

LOMBA, Pedro, “Sobre a Teoria das Medidas de Polícia Administrativa”, in Estudos de Direito de Polícia, (Coordenação de Jorge Miranda), AAFDL, Lisboa, 2003, Volume I.

MORAES, Alexandre de. Direito constitucional. 30. Ed. - São Paulo: Atlas, 2014.

PEREIRA, Eliomar da Silva. Introdução às Ciências Policiais: A Polícia entre Ciência e Política. São Paulo: Almedina, 2015.

POPPER, Karl Raimund. Lógica da pesquisa Científica. Tradução de Leônidas Hegenberg e Octanny Silveira da Mota. São Paulo: Cultrix, 1975.

SARLET, Ingo Wolfgang; MARINONI, Luiz Guilherme; MITIDIERO, Daniel. Curso de Direito Constitucional. 3. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2014.

SIQUEIRA, Marli Aparecida da Silva. Monografias e teses: das normas técnicas ao projeto de pesquisa – teoria e prática. Brasília: Editora Consulex, 2005.

SILVA, José Afonso da. Aplicabilidade das normas constitucionais. São Paulo. Malheiros. 1998.

SOUSA, Antônio Francisco de. A Polícia no Estado de Direito. São Paulo: Editora Saraiva, 2009.

STRECK, Lênio Luiz; MORAIS, Jose Luis Bolzan de. Ciência política e teoria geral do Estado. 3. ed. Porto Alegre (RS): Livraria do Advogado, 2003.

TEZA, Marlon Jorge. Temas de polícia militar: novas atitudes da Polícia Ostensiva na Ordem Pública. Florianópolis (SC): Darwin, 2011

VALENTE, Manuel Monteiro Guedes. A Ciência Policial na Sociedade Tardo-Moderna como fundamento do Estado de direito democrático. Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna & Universidade Autónoma de Lisboa – p. 47. Portugal. Revista Brasileira de Ciências Policiais Brasília, v. 2, n. 2, p. 47-63, jul/dez 2011. ISSN 2178-0013.

______, Manuel Monteiro Guedes (Coord.). Ciências Policiais e Política Criminal. Justiça e Segurança: um discurso de liberdade democrática. Lisboa: ISCPSI, 2015.

______, Manuel Monteiro Guedes. Teoria Geral do Direito Policial, 4ºEd. Almedina, Coimbra, 2014.

VIEIRA, Thiago Augusto. A polícia ostensiva e a preservação da ordem pública: a competência das polícias militares. Publicação Independente, 2015.