Implementação do gerenciamento de riscos e a efetividade da gestão estratégica de operações integradas de segurança pública
Imagem de capa
PDF

Palavras-chave

Operações Integradas
Gerenciamento de Riscos
Gestão Estratégica
Segurança Pública

Resumo

Na esteira da Lei n.º 13.675/2018, que criou a Política Nacional de Segurança Pública e Defesa Social, e instituiu o Sistema Único de Segurança Pública, a atuação conjunta, coordenada, sistêmica e integrada dos órgãos de segurança pública foi estatuída como sua finalidade. Para tanto, entre suas diretrizes preceitua o planejamento estratégico e sistêmico a atuação integrada entre os entes e órgãos de segurança público, tendo como um de seus objetivos o fomento a integração em ações estratégicas e operacionais. Nesse aspecto surge a seguinte problemática: de que modo o gerenciamento de riscos pode contribuir para a efetividade dos projetos estratégicos no âmbito das operações integradas em segurança pública? Para desenvolver esse problema, será adotado o método de abordagem dedutivo, e como método de procedimento o bibliográfico. Como objetivo geral, será contextualizado o gerenciamento de riscos no âmbito das operações integradas. Além disso, como objetivos específicos o trabalho busca indicar o conceito dessas operações, para, na sequência, proposta de gerenciamento de riscos no âmbito do processo de gestão estratégica. Ao final, foi possível observar a premente necessidade e o impacto do gerenciamento de riscos na efetividade da gestão estratégica de operações integradas de segurança pública.

PDF

Referências

AECI - Assessoria Especial de Controle Interno do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Manual de Gerenciamento de Riscos e Controles Internos. Brasília: MJSP, 2018.

ALBERTS, David; GARSTKA, John; STEINS, Frederick. Netword Centric Warfare? Developing and leveragins information superiority. Washington DC: Library of Congress, 1999.

BRASIL. Decreto nº 9.662, de 1º de janeiro de 2019. Aprova a Estrutura Regimental e o Quadro Demonstrativo dos Cargos em Comissão e das Funções de Confiança do Ministério da Justiça e Segurança Pública, remaneja cargos em comissão e funções de confiança e transforma cargos em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - DAS. Disponível em: www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2019-2022/2019/Decreto/D9662.htm. Acesso em: 07 Jun. 2023.

______. Doutrina Nacional de Atuação Integrada de Segurança Pública – DNAISP. Brasília: Ministério da Segurança Pública, 2018.

______. Guia de Orientação para o Gerenciamento de Riscos. Secretaria de Gestão Pública. Departamento de Inovação e Melhoria da Gestão. Gerência do Programa GESPÚBLICA. Brasília, 2013. Disponível em http://www.gespublica.gov.br/sites/default/files/documentos/p_vii_risco_oportunidade.pdf. Acesso em 10 Jul. 2023.

______. Lei 13.844, de 18 de junho de 2019. Estabelece a organização básica dos órgãos da Presidência da República e dos Ministérios. Disponível em: www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2019/Lei/L13844.htm. Acesso em: 10 Jul. 2023.

______. Lei 13.675, de 11 de junho de 2018. Disciplina a organização e o funcionamento dos órgãos responsáveis pela segurança pública, nos termos do § 7º do art. 144 da Constituição Federal; cria a Política Nacional de Segurança Pública e Defesa Social (PNSPDS); institui o Sistema Único de Segurança Pública (Susp). Disponível em: www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2018/lei/L13675.htm. Acesso em: 10 Jul. 2023.

______. Roteiro de Auditoria de Gestão de Riscos. Brasília: TCU, Secretaria de Métodos e Suporte ao Controle Externo, 2017.

CAETANO, Marcello. Manual de Ciência Política e Direito Constitucional. Tomo I. 6.a ed. revista e ampliada, Coimbra: Almedina, 2015.

DOMINGUES, Deivison Augusto dos Santos. Gerenciamento de comunicações, riscos e aquisições em projetos. Indaial : UNIASSELVI, 2017.

MOREIRA NETO, Diogo de Figueredo. Revisão Doutrinária dos Conceitos de Ordem Pública e Segurança Pública. Anais do 111 Congresso Brasileiro de Polícias Militares, fevereiro 1987, Belo Horizonte, Ed. Barvalle.

PEREIRA, Isidro. Dicionário grego – português e português – grego. Braga: Livraria A. I., 1988.

ROVER, Cees de. Para servir e proteger. Direitos Humanos e direito internacional humanitário para forças policiais e de segurança: manual para instrutores. Trad. Sílvia Backes e Ernani S. Pilla. Belo Horizonte: Imprensa Oficial de Minas Gerais, 2001.

SANTOS, Núbia Cistina Barbosa; GASPARINI, Carlos Eduardo. Orçamento Impositivo e Relação entre Poderes no Brasil. Revista Brasileira de Ciência Política, n. 31, p. 339-396, 12 maio 2020.

SPANIOL, Marlene Inês. Políticas municipais de prevenção à violência no Brasil: desafios e experiências no campo da segurança pública. Porto Alegre: PUC, 2016.

VIDIGAL, Edson José Travassos. Poder de Polícia: uma leitura adequada ao Estado Democrático de Direito. Brasília: Penélope, 2012.